DORALICE GOES
"Quem poderá de maneira mais clara falar o que sente um paciente, seus medos, suas dores e suas expectativas frente ao diagnóstico, ao corpo clínico multidisciplinar da UTI e sobre a humanização do paciente do que o próprio paciente?"
RELATO DE 314 DIAS NA UTI...
Sabe o que o botulismo me causou?
Tetraplegia total (todos os quatro membros e a face)
Fiquei três meses sem conseguir abrir os olhos...
Não fechava a boca porque temia morrer sem respirar...
Estava consciente o tempo todo, ouvia tudo ao meu redor, mas não conseguia me comunicar.
Respirei com ajuda de aparelhos por 9 meses (quase morri no sétimo mês, quando retiraram a traqueostomia e tive que ser reentubada às pressas. Imagine acordar na semana em que deveria ir para casa, respirando novamente com aparelhos e com sonda nasal para me alimentar?)
Não tive voz até a retirada da traqueostomia; às vezes falava de forma robotizada usando uma válvula de voz, o que dificultava ainda mais a respiração.
Consegui voltar a mover minha coxa e braço somente aos 8 meses.
Comecei a me alimentar por GTT (que vazou dentro do meu corpo), depois por sonda nasal. Foram meses até eu conseguir voltar a comer normalmente.
Urinei através de uma sonda.
Não conseguia evacuar. O Flit não surtiu efeito. Tive fecaloma e precisei fazer toque retal; passei a receber três injeções diárias de neostigmina nas pernas que deixaram marcas roxas até hoje. Mesmo assim, evacuava apenas após quatro dias…
Mal consegui dormir... mesmo tomando quatro remédios para isso.
Fiz fisioterapia todos os dias, três vezes ao dia, sem fins de semana ou feriados (que feriado? Não há descanso numa UTI).
Vivenciei muitos delírios… cheguei a sentir que estava na maca para uma autópsia e repetia incessantemente “eu não morri”, enquanto as pessoas diziam que eu estava viva, mas minha aflição continuava e eu via minha cabeça sendo cortada para investigar a causa da morte…
Exames de sangue todos os dias (minha senha no primeiro hospital era 278) e exames de imagem várias vezes por semana.
Padeci com cãibras intensas quando os movimentos começaram a voltar...
Perdi massa muscular - se transformou em gordura (saí da UTI com 44% de gordura), sem perder peso algum.
Fiquei sete meses tomando banho à base de panos em um leito sob forte ar-condicionado; panos e meio litro d'água para isso.
Utilizei fraldas geriátricas até receber alta…
Sete meses sem ver o sol...
Dois meses e meio em hemodiálise, foi horrível e drenava minha energia; ainda assim precisava fazer fisioterapia.
Quando meus rins voltaram a funcionar, desenvolvi catarata nos dois olhos devido aos corticoides e medicamentos utilizados na UTI.
Tive quatro transfusões. Sete plasmafereses. Uma antitoxina. Recebi injeção de enoxaparina no abdômen durante 314 dias (anticoagulante)…
KPC (superbactéria)
Peguei Covid na última semana de internação e precisei tomar quatro doses de um medicamento venoso preventivo caríssimo (17 mil reais por ampola).
Botulismo é uma bactéria neuroparalítica que afeta órgãos e músculos do corpo - exceto o coração; tudo me foi afetado. Queria que tivesse sido apenas uma dor de barriga...
Doralice Goes